terça-feira, 13 de maio de 2008

Figas, canhoto !


A figa é um gesto mágico que se obtem com a mão fechada de maneira a que o dedo polegar sobressaia entre o indicador e o dedo médio.

Quando se encontra na rua alguém que nos pode "enguiçar", faz-se uma figa com a mão esquerda e diz-se:

Alho-porro tem três folhas
Ó maldita/o não me tolhas.

A FIGA COMO EXPRESSÃO DE DESPREZO

Minha avó, quando morreu
Ficou com um olho aberto,
E deixou em testamento
Uma figa para o neto !

Eu a todos faço figas
Faço, figas, figas, figas,
Vem o demo do rapaz
Entra ao rol das raparigas !

Não venhas à minha rua,
Não te assomes ao meu canto
Não venhas cá fazer figas
A quem te queria tanto.

A FIGA COMO AMULETO

Pode-se trazer no pulso, ao pescoço ou como colar:

Chapéu de meia moeda
Traz o meu amor ao campo
Cercado de figas de ouro
Para lhe não darem quebranto !
.
Autora: Lubélia Medeiros

Sem comentários: