sábado, 11 de outubro de 2008

Morreu Ricardo Videla


















ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO
.
Mestre
Ricardo Videla, que Deus lhe mostre a Luz e a Paz que todos os que privaram ou que o conheceram desejam para si.

Para a Mafalda Bettencourt, sua mulher, vão todas as nossas forças e toda a coragem que ela precisar.
.

RICARDO VIDELA nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1939. Formação Profissional 1961 - Mestrado em Escultura e Pintura - Escuella Nacional de Bellas Artes Buenos Aires/Argentina.Convidado em 1989 pelo Casino de Estoril para uma Exposição Individual de Esculturas em Bronze. Voltou a Portugal em 1991, no qual se encontra e reside até á data.
.

RICARDO VIDELA um escultor argentino de nascimento e formação com mais de duas dezenas de vivência no Brasil. As suas esculturas que traduzem a personalidade conseguida de um artista, cuja linguagem é marcada por uma pujante modernidade criativa e um código estético que se insere nos parâmetros da escultura contemporânea, traçados primeiro por Rodin, mas que vingaram e ganharam total autonomia, liberdade e força. Já nos nossos dias com Henry Moore Brancusi, Marini e tantos outros.
.

RICARDO VIDELA, para além da licenciatura e do mestrado em escultura, obtidos na Escuella Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires. Têm consigo vários prémios atribuídos pela Municipalidade da capital Argentina, para além de outras distinções em mostras, em que participou no seu Pais de origem e no Brasil e Portugal. É incontestável, que a Argentina conquistou nas ultimas dezenas de anos, uma posição invulgar no mundo das Artes Plásticas, e hoje é pátria de grandes pintores e escultores. Sobretudo Buenos Aires, transformou-se num dos centros mais importantes de desenvolvimento da Arte Contemporânea da América Latina.
.

RICARDO VIDELA (1939) pertence a uma geração de artistas argentinos, em cuja obra, de acentuado cariz modernista e privilegiando a figuração humana, no seu jeito de humanista latino, temperado pela doçura brasileira, se descobre uma grande sensibilidade e sensualidade estética, aliada a um domínio total de técnica, escolha certa das volumetrias, acerto na delimitação dos espaços e correcto tratamento das formas.Ao olharmos para as peças de RICARDO VIDELA, salta-nos ao espírito o livro de Henry Focillon - Vie des Formes - um dos poucos clássicos, que na História da Arte, analisa de maneira precisa a estética da Escultura e os frutos dessa Arte milenária, que são, as formas que na sua tridimensionalidade têm uma vida, uma existência autónoma gerada pela mão do artista que lhes deu o ser.
.

Belas são as formas deste artista; com vida e com sentido estético, quer sejam abstractas ou figurativas: bio amórficas ou tão-somente concretistas. Utilizando como suporte dos seus trabalhos, mármore, bronze, poliéster. Também a prata, em pequenos trabalhos que são grandes jóias de criatividade e requintado sentido.

.
RICARDO VIDELA dá-nos uma mensagem da Arte da América Latina dos nossos dias pujante, criadora e marcada sobretudo por um sentido profundo de modernidade e humanismo.

"Crítico de Arte - Dr. Nuno Lima de Carvalho"















sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bom Fim de Semana com a benção dos Orixás



dizem que não há empregos, mas há trabalho


.
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem.
Agora é necessário civilizar o homem com relação à natureza e aos animais."
Victor Hugo

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Esconjuro contra os maridos transviados



Deus te salve, Sol divino!
Tu corres o mundo inteiro;
Viste lá o meu marido,
Viste lá o meu marido?
Se tu o viste, não mo negues,
Não mo negues, não negues, não.
Se tu o viste, não
mo negues,
Não mo negues, não negues, não.
Esses raios que vens deitando, ao teu
nascimento,
Sejam dores e facadas
Que atravessem o seu coração.
Que ele por mim
endoideça,
Que ele não possa comer,
Que ele por mim endoideça,
Que ele não possa comer,

Nem beber, nem andar, nem amar,
Nem com outra mulher falar.
Nem beber, nem andar, nem
amar,
Nem em casa particular!
Todas as mulher’s qu’el’veja
Lhe pareçam cabras negras e bichas feias.
Só eu lhe pareça bem no meio delas,
Só eu lhe pareça bem no meio delas.
Se é que interessa ....

domingo, 5 de outubro de 2008

o acordo ortográfico em pausa de café


.
Duas bichas passeando de carro novo, de repente um caminhão vem e bate na traseira. A bicha indignada, fala:
- Cleide chama lá a polícia, chama a polícia. Seu motorista safado, comprou a carteira?
Cretino, pilantra!
Cleide corre lá e chama a polícia, onde já se viu, olha o semáforo estava menstruaaado para você, Cleide chama a polícia.
Nisso o motorista fala:
- Suas bichas sem vergonha, vocês merecem é um cacete bem grande no rabo de vocês.
E então a bicha fala:
- Volta Cleide, ele quer fazer acordo!!!
.
(Do Pedro de Sousa. Obrigada)

colunagem


quem era o cão ?


Uma história afectuosa foi recentemente registrada num jornal Francês. Um jovem embarcou um cão num barco, remou para o centro do rio Sena, e atirou o animal borda fora, com a intenção de o afogar; o pobre cão tentou várias vezes subir pela lateral do barco, mas o seu dono empurrava-o de volta, vezes sem conta, até que, ele próprio se desequilibrou e, caiu ao rio. Logo que o cão fiel viu o seu dono cair ao rio, segurou-o à tona da água até que chegásse ajuda, e até a vida do dono ser salva.
.
– T. Wallis, The Nic-Nac; or, Oracle of Knowledge, 1823

duplamente romântico


A 9 de Agosto, todos os anos, na pequenina cidade do Alaska, chamada Kotzebue, o sol deita-se duas vezes, dada a especial localização e ao seu fuso horário : o sol põe-se depois da meia-noite naquele dia - e depois, outra vez, antes da meia-noite do dia seguinte.

E = mc2

EINSTEIN'S FORMULA DETERMINATION INDIVIDUAL SPECIFICS RELATIVITY READS QUOTE ENERGY EQUALS MASS TIMES THE SPEED OF LIGHT SQUARED UNQUOTE SPEED OF LIGHT IDENTICAL SPEED ALL RADIATION COSMIC GAMMA X ULTRA VIOLET INFRA RED RAYS ETCETERA ONE HUNDRED EIGHTY SIX THOUSAND MILES PER SECOND WHICH SQUARED IS TOP OR PERFECT SPEED GIVING SCIENCE A FINITE VALUE FOR BASIC FACTOR IN MOTION UNIVERSE STOP SPEED OF RADIANT ENERGY BEING DIRECTIONAL OUTWARD ALL DIRECTIONS EXPANDING WAVE SURFACE DIAMETRIC POLAR SPEED AWAY FROM SELF IS TWICE SPEED IN ONE DIRECTION AND SPEED OF VOLUME INCREASE IS SQUARE OF SPEED IN ONE DIRECTION APPROXIMATELY THIRTY FIVE BILLION VOLUMETRIC MILES PER SECOND STOP FORMULA IS WRITTEN QUOTE LETTER E FOLLOWED CLOSELY BY EQUATION MARK FOLLOWED BY LETTER M FOLLOWED BY LETTER C FOLLOWED CLOSELY BY ELEVATED SMALL FIGURE TWO SYMBOL OF SQUARING UNQUOTE ONLY VARIABLE IN FORMULA IS SPECIFIC MASS SPEED IS A UNIT OF RATE WHICH IS AN INTEGRATED RATIO OF BOTH TIME AND SPACE AND NO GREATER RATE OF SPEED THAN THAT PROVIDED BY ITS CAUSE WHICH IS PURE ENERGY LATENT OR RADIANT IS ATTAINABLE STOP THE FORMULA THEREFORE PROVIDES A UNIT AND A RATE OF PERFECTION TO WHICH THE RELATIVE IMPERFECTION OF INEFFICIENCY OF ENERGY RELEASE IN RADIANT OR CONFINED DIRECTION OF ALL TEMPORAL SPACE PHENOMENA MAY BE COMPARED BY ACTUAL CALCULATION STOP SIGNIFICANCE STOP SPECIFIC QUALITY OF ANIMATES IS CONTROL WILLFUL OR OTHERWISE OF RATE AND DIRECTION ENERGY RELEASE AND APPLICATION NOT ONLY OF SELF MECHANISM BUT OF FROM SELF MACHINE DIVIDED MECHANISMS AND RELATIVITY OF ALL ANIMATES AND INANIMATES IS POTENTIAL OF ESTABLISHMENT THROUGH EINSTEIN FORMULA
.
The artist Isamu Noguchi was working on a commemorative sculpture in Mexico and had forgotten the precise formula E=mc2. Fuller not only described the formula but explained it — in 264 words.

T-shirts para bébés

o lugar quente

um dia quase perfeito



(hogar) from Ivan Alonso-Solas on Vimeo.

Mind the Gap