segunda-feira, 12 de maio de 2008

Benzeduras do Pão


Depois da massa ser bem amassada e polvilhada com farinha, puxe a massa para um dos lados e faz com uma raspadeira de ferro cinco cruzes, tal como as chagas de Nossa Senhor e de cada vez diz:
S. Vicente te acrescente
S. Mamede te levede
S. João te faça pão

Ao levedar, trace, com a mão direita em cutelo, sobre a massa, uma grande cruz e reza a seguinte oração:

S. Vicente te acrescente
S. Vicente te levede
Em louvor da Virgem Maria
Um Pai-Nosso e uma Avé-Maria

S. Mamede te levede
S. Vicente te acrescente
S. João te faça pão
Nossa Senhora te dê a sua Santíssima Benção.

Deus te acrescente
Para toda a minha gente
Deus te acrescente
Para a boca da gente.
Deus te acrescente
Para mim e para toda a minha gente.

S. Mamede te levede
Senhora da Peninha me ajude
Da minha banda fiz o que pude
Deus te ponha a virtude

(Se a massa não crescer, é costume colocar-se sobre ela as calças do marido e por vezes, um terço)

A pergunta é : Isto funciona com a Bimbi ?

Quando acabares de amassar diz a seguinte oração:

Deus te ponha na virtude
Que eu para mim fiz o que pude.

Assim que o pão estiver no forno, diz a seguinte oração:

Que Deus te acrescente
Para mim e toda a minha gente.
.
Autora: Lubélia Medeiros

Sem comentários: