terça-feira, 13 de maio de 2008

Os 12 passos a fazer olhinhos


Os olhos são dois dos seus mais preciosos bens, mas as chances são de que você tome os olhos por garantidos. A maioria de nós fazemos isso.A boa notícia: As doenças mais comuns - degeneração macular relacionada à idade (ARMD), as cataratas, o glaucoma, e a doença dos olhos secos - são todos evitáveis, em certa medida. Antes que ir mais longe, temos de lhe dizer que o primeiro passo, se você fuma, está a parar. Fumar aumenta o risco de catarata, glaucoma, olhos secos, e degeneração macular relacionada à idade.
1. Misture uma chávena de mirtilhos com um copo de iogurte para o café da manhã, esta manhã. Os mirtilhos são um dos mais ricos frutos formas de antioxidantes, e num estudo publicado nos Arquivos de Oftalmologia constatou que as mulheres e os homens que comiam a maior quantidade de frutas tinham menos probabilidades de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade (ARMD), a principal causa de cegueira em pessoas idosas.
2. Espalhe compota de groselhas pretas nas tostas ao pequeno almoço. Ou tome um suplemento de groselha todas as manhãs. As bagas contêm compostos chamados anthocyanosides, que podem proteger a retina contra a degeneração macular.
3. Coma espinafres duas vezes por semana. Pode ser uma quiche espinafres, espinafres ao vapor, ou talvez espinafres Toscanos- sautéed em alguns azeite com alho e passas. Estudos efectuados acham que a luteína, um nutriente que é particularmente abundante nos espinafres, pode prevenir degeneração macular relacionada à idade e catarata. Idealmente, obter a sua luteína em combinação com alguma forma de gordura (azeite funciona muito bem) para o melhor absorção.
4. Cozinhe com cebola vermelha, não amarela. Cebolas vermelhas contêm muito mais quercetina, um antioxidante que está pensado para o proteger contra a catarata.
5. Dirija as aberturas dos ventiladores do seu carro para os seus pés - e não para os olhos. O ar-condicionado seco vai absorver a humidade do ar dos olhos como uma esponja. Apontar as aberturas no seu carro longe dos seus olhos, ou usar óculos como um escudo. A secura ocular pode ser mais do que um inconveniente grave e pode levar a abrasões da córnea até à cegueira, se não fôr tratada.
6. Mova o monitor do computador para um nível ligeiramente inferior a nível dos olhos. Os seus olhos irão fechar um pouco quando estiver a olhar para o monitor no computador, minimizando o risco da evaporação do fluido e a síndrome dos olhos secos, diz John Sheppard, MD, que dirige o programa em oftalmologia na residência da Oriental Virginia Medical School, em Norfolk, Virgínia.
7. Tome um multivitamínico diariamente. Torne-o um hábito, como escovar os dentes. Um grande estudo sugere que, se todos os americanos em risco de degeneração macular relacionada à idade tomou diariamente suplementos de vitaminas antioxidantes e zinco, mais de 300000 pessoas poderiam evitar a perda de visão associada à idade, durante os próximos cinco anos. Outros estudos acham que as mulheres que tomaram suplementos de vitamina C, pelo menos, 10 anos, foram 77 por cento menos probabilidade de mostrar sinais iniciais das cataratas do que aqueles que não tomaram vitamina C suplementar. Portanto, tome uma multivitamina, pelo menos com 150 mg de vitamina C, ou tomar um suplemento único de vitamina C.
8. Passeie pelo menos quatro vezes por semana. Algumas evidências sugerem que o exercício regular pode reduzir a pressão intra-ocular, ou PIO, em pessoas com glaucoma. Num estudo, os pacientes com glaucoma que caminharam a passo rápido quatro vezes por semana, durante 40 minutos, reduziram a sua PIO suficientemente para que possam parar de tomar medicamentos para essa condição. Também é possível - embora ainda não existam provas - que caminhar também poderia reduzir o risco global de desenvolver glaucoma.
9. Coma peixe duas vezes por semana. Um estudo de investigadores de Harvard apresentado em 2003 pela Associação para a Investigação na Visão e Oftalmologia na reunião anual avaliou as dietas de 32470 mulheres e descobriram que quem comía a menor quantidade de peixe (obtendo, assim, a menor quantidade de ácidos gordos ômega-3) apresentaram a maior risco da síndrome de olhos secos. Mesmo o atum pescado (sim, o enlatado) protegia contra a síndrome. Se você não gosta de peixe, ou está preocupado com o consumo de mercúrio, tente suplementos de óleo de peixe para adquirir o seu omega-3s.
10. Duas vezes por semana, afaste-se dos doces e das gorduras. Em 2001, um estudo descobriu que as pessoas cujas dietas eram elevados em ácidos gordos ómega-3 e baixos em ácidos gordos ómega-6 (encontrado em muitos alimentos tipo snack cheios de gordura, preparados comercialmente como as tortas, os bolos, os biscoitos, e as batata fritas) foram significativamente menos propensos ao desenvolvimento de ARMD do que aqueles cujas dietas eram elevadas em ácidos gordos ómega-6 e baixos em ácidos gordos omega-3. De facto, se a sua dieta fôr elevada em ômega-6 em todos os alimentos - mesmo se você ainda coma peixe em abundância - os efeitos protectores dos ácidos gordos ômega-3 desaparecem.
11. Coma batata doce para o jantar esta noite, uma vez que elas são ricas em vitamina A, e pode ajudar a melhorar a sua visão nocturna.
12. Baixe o calor da sua casa. O calor secam o ar, o que, por sua vez, secam a seus olhos. No inverno, você também pode tentar adicionar alguns humidade com um humidificador ou mesmo agregando um lote de plantas juntas, na sala em que você gasta a mais tempo.
.
Os 100 factos mais estranhos sobre o corpo humano
.
* Quanto maior o Q.I. , mais se sonha.
* O crescimento das unhas é mais rápido no dedo médio.
* Durante a sua vida, produz saliva suficiente para encher duas piscinas.
* Os bebés quando nascem têm sempre os olhos azuis.
* Depois de comer muito, a sua audição é menos acentuada.
* O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

Sem comentários: