domingo, 15 de junho de 2008

Uma visita à Regaleira


MATOS FERREIRA
GALERIA DE ARTE
BAIRRO ALTO - Rua Luz Soriano, 18 / 1200 - 247 LISBOA
* Tlf: 213 230 011 Tlm: 962 953 722
www.galeriamatosferreira.com - mfgaleria@netcabo.pt
QUINTA DA REGALEIRA
Visita guiada pelo Dr. JOSÉ MANUEL ANES

Uma vez que já se esgotaram as inscrições para a próxima visita guiada aos Jardins Iniciáticos da QUINTA DA REGALEIRA, tendo como guia o Dr. JOSÉ MANUEL ANES, vamos promover uma outra no domingo, dia 20 de Julho, também pelas 10h30. O custo é igualmente de EUR 15,00 (quinze euros) por pessoa e o local de encontro será na entrada da referida Quinta.
Os interessados devem inscrever-se com antecedência através do Tel 21 323 00 11, do Tlm 96 295 37 22 ou do Email: mfgaleria@netcabo.pt. Deverão em qualquer das opções indicar sempre número de telemóvel para eventual contacto.
RESENHA HISTÓRICA
A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída no derradeiro período da monarquia (1904 - 1010). Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848 - 1920) para fundar o seu lugar de eleição.
Detentor de uma fortuna prodigiosa, que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848 - 1936), bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.
O CÉU E A TERRA
Homem de espírito científico, vastíssima cultura e rara sensibilidade, bibliófilo notável, coleccionador criterioso e grande filantropo, deixou impresso neste LIVRO DE PEDRA a visão de uma cosmologia, síntese de memória espiritual da humanidade, cujas raízes mergulham na Tradição Mítica Lusa e Universal.
Segundo o Dr. JOSÉ MANUEL ANES a Quinta da Regaleira, com os seus jardins, poços, grutas e capela, sugere um percurso iniciático - simbólico ou real - que une, de um modo coerente e evolutivo, os diversos locais simbólicos e míticos nela presentes, na perspectiva da Iniciação aos mistérios em geral e de diversas iniciações esotéricas em particular: todas as que seguem esse arquétipo, isto é, de um caminho que vai das Trevas à Luz.
NOTAS FINAIS
* Aproveitamos, entretanto, a oportunidade para comunicar que 2ª edição da obra OS JARDINS INICIÁTICOS DA QUINTA REGALEIRA do Dr. José Manuel Anes se encontra esgotada junto da Editora (ESQUILO). A Galeria Matos Ferreira dispõe, todavia, ainda de alguns exemplares que poderão ser reservados e depois disponibilizados ao preço de EUR 18,00 (dezoito euros).
* Os interessados deverão estar à entrada da Quinta às 10h00, a fim de efectuarem o pagamento a um representante da Galeria de modo que a visita possa iniciar-se à hora prevista.

Sem comentários: