terça-feira, 3 de junho de 2008

A fisiognomia



Fisiognomia é a interpretação da aparência externa, especialmente as características da cara, para descobrir a temperamento predominante e o carácter de uma pessoa.
Fisiognomia foi usada também como um tipo de adivinhação e é associado frequentemente com a astrologia. As caras ilustradas em cima são de Barthélemy Coclès Physiognomonia (1533) e mostram as pestanas de homens que são orgulhosos, vangloriosos, e audazes.


Coclès, como outro antes e depois dele, tentou criar uma ciência de uma coisa que nós fazemos de tempos a tempos: julguar uma pessoa pelas suas características faciais. Fisiognomistas como Coclès não dirão coisas tais como “povos com narizes empinados são vãs, falsas, instáveis, infiéis e sedutoras.” Os "narizes empinados" do mundo tendem a empinar os seus narizes por razões pseudoscientificas.
Trezentos anos mais tarde, M.O. Stanton escreveria sobre o tipo nariz de um "pug" (raça de cão):
a interpretação do caráter está na consonância com as peculiaridades do formulário [do nariz], se forem arredondados, sem corte, o cão "pug" ou um pug pontiagudo. Com respeito ao seu significado, indica a baixeza, a rudeza, ou a mentalidade vulgar. Se for relativamente afiado, o carácter é mais destacado e o sujeito é mais rápidonas nas suas percepções do que onde um pug sem corte, contudo toda esta classe dos narizes tem o mesmo significado geral na ausência da potência, de irratibilidade, de conflituosidade, e da oposição do raciocínio. (A enciclopédia da leitura da cara e do formulário, 6o ed revisado., 1920).

As conjecturas de Stanton são baseadas claramente na mágica simpatética.
Nos séculos 18 e 19, a fsiognomia foi usada por alguns de seus proponentes como um método de detectar tendências criminais. Muitos racistas usam ainda a phisiognomia para julgar o carácter e a personalidade. Isto não é dizer que não há determinadas características fisiognomicas associadas a determinadas desordens geneticas tais como a Síndrome de Down ou a Síndrome de Williams.


Sem comentários: