quarta-feira, 11 de junho de 2008

A diferença entre Margarina e Manteiga

Um VIDEO na manteiga

A margarina foi originalmente fabricada para engordar perús. Quando se matavam os perus, as pessoas que tinham colocado todo o seu dinheiro na investigação de tal produto, queriam o retorno do seu investimento e juntaram a massa cinzenta das suas cabecinhas para descobrir o que fazer com esse produto para reaver de alguma forma o seu dinheiro. Tratava-se de uma substância branca, sem apelo gastronómico e por isso, acrescentaram uma coloração amarela e venderam-no para as pessoas a utilizarem em vez da manteiga. Que tal ? Agora até há com vários sabores diferentes, fabricados artificialmente.

Você sabe .. a diferença entre margarina e manteiga?

Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga é ligeiramente superior em gorduras saturadas em 8 gramas, em comparação com a margarina que tem 5 gramas. Comer margarina pode aumentar as doenças cardíacas em mulheres comendo mais de 53% da mesma quantidade de manteiga, de acordo com um recente estudo Harvard Medical. Comer manteiga aumenta a absorção de outros nutrientes em muitos outros alimentos. A manteiga tem muitos benefícios nutricionais enquanto que a margarina tem alguns só porque lhe são adicionadas! A manteiga sabe muito melhor do que a margarina e pode melhorar os sabores de outros alimentos. A manteiga existe há séculos enquanto que a margarina só existe há menos de 100 anos.

E agora, a Margarina ..

- Muito elevado em ácidos transgordos.
- Triplo risco de doenças coronárias.
- Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o mau colesterol) e reduz colesterol HDL, (o bom colesterol)
- Aumenta o risco de cancro até cinco vezes mais. Baixa qualidade do leite materno.
- Diminuição da resposta à imunidade.
- Diminui a resposta de insulina.

E aqui está o facto mais perturbador .... Aqui é a parte que é muito interessante!

A margarina está a uma molécula de ser PLÁSTICO .. Este facto, por si só (se é verdade) é suficiente para evitar a margarina na nossa vida e tudo o mais que fôr hidrogenado (isto significa é adicionado hidrogénio, mudando a estrutura molecular da substância).

Você pode tentar fazer a seguinte experiência:
Compre uma embalagem de margarina e deixe-a na sua garagem ou numa área com sombra. No prazo de alguns dias você vai notar um par de coisas:

* Não atrai moscas, nem mesmo aquelas moscas da fruta chatas se aproximam (e isso deve querer dizer alguma coisa ...)

* Não apodrece nem altera o cheiro porque não tem nenhum valor nutritivo, e nada irá crescer dentro dela.

Mesmo aqueles ínfimos microrganismos não irão encontrar um lar para crescer. Por quê? Porque é quase plástico. Quer derreter o seu Tupperware e espalhar nas suas torradas?

Se isto fôr verdade, então um lote de nigerianos estão em apuros porque a maioria dos nigerianos comem mais margarina do que manteiga. Mmmmm .....

2 comentários:

u João disse...

Não gosto de manteiga Dizem que o Marlon Brando, andava sempre com um pacote no bolso eheheeh
Beijo

Fresquinha disse...

Já percebi. Comes torradas a seco !

:-)