terça-feira, 1 de julho de 2008

As cavernas de Carlsbad









Localizadas nas Montanhas Guadalupe a aproximadamente 29 kms milhas a sudoeste de Carlsbad, Novo México, situa-se o célebre submundo das cavernas de Carlsbad, um incomparável domínio das gigantescas câmaras subterrâneas e formações incríveis e caprichosas de cavernas a 750 metros abaixo do solo.

Diz-se que são o maior sistema de cavernas natural no mundo em determinadas condições com 81 cavernas conhecidas, a Grande Sala é de 1219 metros de comprimento, 190,5 metros de largura, e 78 metros de altura, no seu ponto mais elevado. Podemos caminhar para o interior dos quartos, através da entrada natural, ou tomar um elevador directamente para dentro do centro da área pública da caverna.

Ao contrário de uma grande proporção de cavernas que são o produto da dissolução ácido carbónico, as cavernas Carlsbad desenvolveram-se como gás de ácido sulfídrico das subjacentes jazidas de petróleo e de depósitos de gás combinados com água doce para formar ácido sulfúrico, causadas pela erosão na pedra calcária.
A ocupação humana da área do Parque começou com a chegada de índios Palaeo por volta de 12,000 Ac seguidos por caçadores arcaicos que se estabeleceram na região cerca de 6000 Ac e permaneceram até 800 Dc. Pictografias deixadas por caçadores encontram-se em várias grutas, incluindo na gruta Painted Grotto, copiosamente decorada, na Upper Painted Grotto e na Slaughter Canyon Cave.

Sem comentários: