quinta-feira, 29 de maio de 2008

um ponto de vista claro

Michael Richards conhecido como Kramer da série televisiva Seinfeld, levantou um bom problema. O que se segue é o seu discurso de defesa em tribunal depois de ter feito alguns comentários raciais na sua peça de comédia. Ele levanta alguns pontos muito interessantes.
Orgulho em ser Branco
Finalmente alguém diz isto.
.
Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto? Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos, Americanos Árabes, etc.E depois há os apenas Americanos.
.
Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância. Chamam-me 'White boy,' 'Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está tudo bem. Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel Jockey, Beaner, Gook, or Chink, vocês chamam-me racista. Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês, então por que razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?
.
Vocês têm o United Negro College Fund.
Vocês têm o Martin Luther King Day.
Vocês têm Black History Month.
Vocês têm o Cesar Chavez Day.
Vocês têm o Yom Hashoah.
Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi.
Vocês têm o NAACP.
Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de Entretenimento para pretos)
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas.
Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamar-nos-iam racistas.
.
Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo taxados de racistas.Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a sua vida para frente, éramos logo racistas.
.
Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce.
.
Quem paga por isto?
.
Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de outra cor pode ser a Miss America.
.
Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos, éramos logo chamados de racistas.Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.
.
Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas.
.
Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos "Orgulho Branco", vocês chamam-nos racistas.
.
Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade, vocês chamam-no racista.
.
Eu tenho orgulho.Mas vocês chamam-me racista.
.
Por que razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?
.
(Espectacular, Rita. Obrigada)

4 comentários:

Inha disse...

Claríssimo, minha cara!... Eu também já começo a ficar farta de tanta hipocrisia, de tanto "coitadinho". O passado que sirva apenas de referência não de estilo de vida!:)

Fresquinha disse...

Claríssimo, minha clara. Apoiado !!! Vou re-publicar um post sobre os coitadinhos que escrevi na Mulher do Próximo. Tinha um visitante muito assíduo, muito interessante, que me falava muito sobre Angola. Com aquele saudosismo típico dos Angolanos e Moçambicanos. Tinha um nic bem africano. E ...de um dia para o outro ... deixou de vir. E calculo que tenha sido por eu publicar uma anedota sobre pretos. Ora bem ...eu tenho outras de Alentejanos, também, e os meus visitantes brancos não se vão embora.
Agora é que chego à conclusão que o visitante que deixou de vir era de raça negra e que ficou chocado por eu ter postado uma anedota sobre negros. Quem é que é racista aqui ????

Anónimo disse...

Já conhecia esta mensagem que tem toda a lógica.Morreu há pouco tempo o Gentil Viana,preto e militante do M.P.L.A.Conheci-o há muitos anos,e era um ser humano fora de série,até na maneira como encarava a sua Raça.
Quando aconteceu a Revolta Activa,ele foi preso e torturado,porque não se revia no MPLA,que hoje governa Angola.
Encontrei-o,quando libertado,em Portugal,onde escolheu viver até ao
fim da vida:estava cego dum olho,resultado das sevícias a que foi sujeito,mas nunca lhe vi um ódio no olhar.
Que descanse em paz que bem o mereceu em vida.

Fresquinha disse...

O ódio existe no coração de muita gente (infelizmente, independentemente da côr, religião ou côr política.
Na novela "Duas Caras" da Sic - a única que vejo - tratam do problema racial, de uma forma exagerada até. Mas, estou-me a recordar de um negro que casa com uma menina de família branca. Ele chama-a "Branquinha" (não é o nome dela. É a côr) e ela "Evilásio" (o nome dele). Pergunto quem é racista aqui. O que deita totalmente por terra a mensagem da novela.