quarta-feira, 28 de maio de 2008

O sorriso interno




Para fazer, simplesmente relaxe sua mandíbula inferior e abra a boca apenas um bocadinho. Comece a respirar pela boca mas não profundamente. Apenas deixe o corpo respirar, então será não profunda e será cada vez menos profunda. E quando sentir que a respiração tiver se tornado bem curta e a boca estiver aberta e a sua mandíbula relaxada, todo o seu corpo estará bem relaxado.
Neste momento, comece a sentir um sorriso - não no rosto mas em todo o seu ser interior… e será capaz de senti-lo. Não é um sorriso que vem dos lábios - é um sorriso existencial que se espalha apenas por dentro.
Experimente e saberá o que é isso… porque não pode ser explicado. Não há necessidade de sorrir com os lábios no rosto mas é como se estivesse sorrindo a partir da barriga; a barriga está sorrindo. E é um sorriso, não uma risada, então é muito, muito suave, delicado, frágil - como um botão de rosa se abrindo na barriga e a fragrância se espalhando por todo o corpo.
Uma vez que você saiba o que é esse sorriso, pode ficar feliz 24 horas por dia. E sempre que sentir que está sentindo falta daquela felicidade, apenas feche seus olhos e pegue aquele sorriso novamente e ele estará aí. E durante o dia, você pode obtê-lo tantas vezes quantas quiser. Ele está sempre aí.
- Osho, do livro Orange.

Sem comentários: