terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Entender o nosso corpo


O corpo deve funcionar correctamente, perfeitamente. Isso é uma arte, não é uma austeridade. Não deve lutar com ele. O que você precisa simplesmente é de o compreender.

O corpo é tão sábio... mais sábio do que sua mente, lembre-se, porque o corpo tem existido por mais tempo do que a mente. A mente é uma recém chegada, apenas uma criança.O corpo é muito antigo, muito antigo, porque quando você se movia como uma rocha, o corpo estava lá, a mente estava profundamente adormecida. E quando você se tornou uma árvore, o corpo estava lá, com toda a sua verdura e as suas flores. A mente permanecia profundamente adormecida; não tão adormecida como na rocha, mas ainda adormecida.

Você tornou-se um animal, um tigre; o corpo estava tão vivo e cheio de energia, e todavia a mente ainda não estava a funcionar. Você se tornou um pássaro, você se tornou um homem... O corpo tem estado a funcionar por milhões de anos.

O corpo acumulou muita sabedoria, o corpo é muito sábio. Assim, se você come demais o corpo diz-lhe, Páre!

A mente não é tão sábia. A mente diz, "Sabe-me bem" e pouco mais. E se você escutar a mente, então a mente torna-se a destruidora do corpo, de uma ou de outra maneira. Se escutar a sua mente, primeiro ela dirá, "Continue a comer ". Porque a mente é tola, infantil. Ela não sabe o que diz. Ela é recém chegada; não possui nenhum conhecimento de si própria.

Escute o corpo. Quando o corpo disser, "Fome", coma. Quando o corpo disser, "Páre", então páre. Se você escutar a mente, é como se uma criança pequena estivesse conduzindo um idoso : ambos cairão num buraco.

Se você der atenção à mente então, primeiro você estará focado nos sentidos e por isso irá ter problemas. Cada sentido lhe trará miséria e cada sentido lhe trará mais ansiedade, mais conflito e mais sofrimento.

Se você comer demais haverá sofrimento e você irá vomitar; o corpo fica todo perturbado. Então a mente diz, "Comer é mau para si", então faça jejum. Mas o jejum também é perigoso. Se você der atenção ao corpo ele nunca comerá demais, ele nunca comerá pouco; ele irá simplesmente seguir o Tao.

Alguns cientistas estão a trabalhar neste problema e descobriram um fenómeno muito interessante: as crianças comem sempre quando sentem fome, elas vão dormir sempre que teem sono. Elas escutam o corpo delas. Os pais, porém, as perturbam, e forçam: "É hora de jantar, ou de almoçar, ou é hora disto e daquilo, ou é hora de dormir, vá! "

Contudo um pesquisador tentou deixar as crianças decidir por si mesmas. Trabalhou com vinte e cinco crianças. Elas não eram forçadas a dormir, e não eram forçadas a se levantarem. Elas não foram forçadas de maneira nenhuma por seis meses. E surgiu uma profunda compreensão. Elas dormiam bem. Elas sonhavam menos, sem pesadelos, porque pesadelos vinham através dos pais que as estavam forçando. Elas comiam bem, mas nunca demais e nunca menos do que o necessário, nem mais do que o necessário. Elas gostavam de comer e às vezes, elas não comiam de modo nenhum. Quando o corpo não sentia vontade, elas não comiam e nunca adoeceram por causa disso.

Mas uma coisa que nunca ninguém suspeitou veio a ser compreendido, e isso foi milagroso. Somente Sosan pode compreender, ou Lau Tsu ou Chuang Tsu devido a serem mestres do Tão. Foi uma verdadeira descoberta!

Eles compreenderam que se uma criança estivesse doente, ela não comia certos alimentos. Assim eles tentaram entender porque é que ela não comia esses alimentos. Os alimentos foram analisados e foi descoberto que esses alimentos eram perigosos para aquela doença específica. Como é que a criança decidiu? Apenas o corpo decidiu ...

Enquanto a criança crescia, ela comia tudo o que era necessário para o seu crescimento. Analisaram a comida e descobriram que esses ingredientes ajudavam o seu crescimento. O alimento podia variar porque as necessidades mudam. Um dia a criança poderia comer algo e a mesma criança no outro dia comeria outra coisa.

E os cientistas perceberam que existe uma sabedoria corporal. Se você permite ao corpo dizer o que ele sente, você está a ir pelo caminho certo, o grande caminho. E isso é assim não somente com os alimentos, isso é assim com toda a vida. O seu sexo dá errado por causa da sua mente, o seu estômago tem problemas devido à sua mente. Você interfere com o corpo. Não interfira! Mesmo se você puder fazer isso por três meses, não interfira.

Subitamente você ficará tão saudável, e sentirá um bem estar por isso.Tudo parece óptimo, as peças do puzzle ajustam-se. Mas a mente é o problema. Se você escutar os seus sentidos você se torna simples.

O ser humano é um milagre sobre este planeta muito pequeno, minúsculo até comparativamente a outros planetas ! O sol é sessenta mil vezes maior do que esta terra, e esse sol é medíocre. Existem estrelas dois milhões de vezes maiores do que ela, e existem milhões de sois e milhões de mundos e de universos. Até agora parece que, até onde a ciência alcança, essa vida e essa consciência só aconteceu aqui nesta terra. Esta terra é abençoada.

Você não sabe o que você alcançou. Se você perceber o que você alcançou, você será simplesmente grato e não pedirá mais coisa alguma. Você podia ter sido uma pedra e não teria outro remédio senão aceitar. Você é um ser humano! e está a sofrer, e está preocupado, e está a perder o sentido da vida. Disfrute deste momento porque ele não tornará a vir novamente.

Os Hindus acreditam que você pode novamente ser uma pedra. Se você não disfrutar e não crescer, você irá cair. Você poder-se-à tornar a ser um animal novamente. Esse é o significado: lembre-se sempre que neste clima de consciência há um pico: se você não disfrutar nem se integrar, você irá cair.

Gurdjieff costumava dizer que você ainda não possui uma alma; a vida é sómente uma oportunidade para alcançá-la, para se tornar uma. Não desperdice tempo e energia, porque se você morrer não cristalizado você simplesmente desaparece. E quem sabe quando uma oportunidade surgirá novamente ? Ninguém pode saber, como não há ninguém que possa dizer o contrário. Apenas isso pode ser dito: que neste momento a oportunidade está presente para si.

Lembre-se que nada mais é necessário do que estar agradecido. Tudo que você já tem, é muito, e já é o sufieciente para se sentir grato e agradecido. Não peça mais da Existência. Simplesmente disfrute do que já lhe foi dado.

E quanto mais você disfruta, mais lhe será dado.
Jesus diz, numa frase muito paradoxal: Se você tem muito, mais lhe será dado, e se você nada tem, até o que você tem lhe será tirado. Parece ser absurdo. Que tipo de matemática é essa? Quanto mais você tem, mais lhe será dado; e se você não tem nada até o que você tem lhe será tirado!
Parece ser para os ricos e contra os pobres.Isto não tem relação com a economia ordinária; esta é a suprema economia da vida.

Somente aqueles que possuem terão mais porque quanto mais eles disfrutam dela, mais ela cresce. A vida cresce através do usufruto.

Seja alegre, agradecido pelo você tem. O que quer que seja ! Aquele que não está agradecido, perderá tudo o que tem. Aquele que é grato, terá a ajuda de toda a Existência, que o ajuda a crescer mais porque ele merece e ele está realizando o que tem.
.
Osho, Extraído de: Hsin Hsin Ming

Sem comentários: