domingo, 20 de julho de 2008

Protege-te da insolação

Nota: Se os perigos do sol sobre a pele são bem conhecidos, porém, os perigos sobre os olhos são-no muito menos. Os responsáveiss são sempre os mesmos, ou seja, aos raios UV.

Aviso: Estes raios são invisíveis a olho nu, e não devem ser confundidas com a claridade. Assim, não é porque o sol não atinja os seus raios sobre si que não existe qualquer risco! Os raios UV são muito mais prejudiciais para os olhos.

Nos adultos, atingem o cristalino e nas crianças, podem ir até a retina!

Os raios ultra-violetas são absorvidos pelo cristalino, uma espécie de lente ocular que se situa atrás da íris do olho, que, tal como a objectiva de uma máquina fotográfica permite fazer a focagem.

1 comentário:

xico.lf disse...

Fresquinha,
Pelo que dizes, nesta altura e com este Sol na rua, praia, etc, sempre com óculos de sol adequados e com alguma qualidade!
Acho que será um erro comprar uns quaisquer óculos de sol nos ciganos ou chineses por uma tuta e meia e ou só porque são "giros"!!!
Desde os 13 ou 14 anos, há uma eternidade, que uso sempre os mesmos, agora graduados!!
:))

Falta de cuidado e bom senso nos jornais e tvs só se falar dos perigos para a pele e nunca, ou quase, falarem dos efeitos dos raios solares nos olhos.