domingo, 29 de junho de 2008

Sete cavalos para sete homens


Pegasus: O cavalo dos deuses "Pegasus" foi o primeiro cavalo que conseguiu estar entre os deuses da mitologia grega e tratar por tu os habitantes do Olimpo. Pegasus foi o cavalo de Zeus, o deus soberano e senhor do céu e da terra.

Xanthos: O cavalo de Aquiles depois de Pegasus, o cavalo dos deuses, não há outra escolha senão falar sobre de "os cavalos da Ilíada", pois sem eles é inconcebível as obras de Homero… nem a guerra de Tróia. Xanthos junto com "Balio" formaram o par de "cavalos imortais" que recebeu Peleu ao casar com Tetys, de cuja união nasceu Aquiles. A égua que os pariu é chamada Podarga. Diz-se que "Xanthos", embora de origem divina e imortal, foi um cavalo preto puro e persa, que tinha três anos e estava equipado com particularmente pernas fortes que lhe permitam correr mais rápido do que a maioria dos seus congéneres.

Por seu lado, Balio era um cavalo branco e igualmente rápido. A velocidade de ambos foi o que impediu Aquiles poderia atrelar o seu carro a outros dois cavalos que era a norma entre os gregos.

Bucéfalo: O cavalo de Alexandre o Grande era chamado "Bucéfalo" e foi o cavalo do Grande Alexandre, sem dúvida, o maior general da história(que nunca perdeu uma batalha e construiu um império!)e o estadista mais brilhantes do seu tempo.

Incitatus: O cavalo de Calígula. Os romanos nunca foram especialistas em cavalaria, nem foi esta a espinha dorsal dos seus exércitos, pois Roma sempre confiou nas suas mais famosas legiões que nos seus cavaleiros. No entanto, Roma fez do cavalo o seu animal preferido, e das corridas de cavalos o seu desporto favorito.

Genitor: O cavalo de Júlio César, um cavalo extraordinário, quase com pés de homem e cascos inchados com a forma de dedos, que nasceu em casa, tendo os astólogos previsto que o dono iria governar o mundo, alimentou-o com grande cuidado e foi o primeiro a montá-lo, ao não tolerar que nenhum outro cavaleiro o montásse. Mais tarde fez mesmo erguer uma estátua dele no templo de Vénus Genetrix.
Parece-nos que Genitor- ou seja, criador, ou pai-reprodutor foi chamado assim por César, em memória ao seu pai que tinha morrido quando ele tinha apenas quatorze ou quinze anos.
Com este cavalo de "pés de homem" foi com ele que passou o Rubicão quando na noite de 12 de Janeiro do ano 50 aC (calendário "Juliano"), decidiu pela guerra civil e pela conquista do poder.

Lazlo: o cavalo do deserto foi o primeiro cavalo real que Mohammed teve, o cavalo que precedeu a "Espada"… aquele cavalo que lhe foi oferecido pelo governador do Egipto. Apesar de Maomé amar o seu cavalo como amava o seu camelo favorito : AL Qaswa.

Sem comentários: